Português (Brasil)

Combate ao fogo continua na região do Raimundo: Sem chuvas, temperatura pode chegar a 44º

Combate ao fogo continua na região do Raimundo: Sem chuvas, temperatura pode chegar a 44º

Compartilhe este conteúdo:

O efetivo do 2ºSGBM de Paranaíba com apoio de empresas e voluntários continua o trabalho de combate às chamas na área rural de Paranaíba. Nesta manhã (26), desde o início da madrugada, os trabalhos estão concentrados em debelar o fogo que acontece no distrito da Vila Raimundo Os brigadistas encontram dificuldades para enfrentar o fogo descontrolado, com cuidados redobrados para escapar dos riscos provocados pelos ventos que mudam de direção.

Nas últimas 24 horas, o plantão dos Bombeiros o registrou grandes queimadas na região do Pé de Galinha e na região da Figueira, onde o fogo destruiu extensas áreas de pastagens e área de preservação permanente. O Sargento Djalma Leonel, porta voz dos Bombeiros de Paranaíba, avisou que ha previsão para 44º de calor, reiteorou a necessidade dos cuidados com o manuseio do fogo, sómente para  a produção de alimentos e rogou  por orações,  para que as chuvas voltem a cair no municipio. 

A estação meteorológica da UNIDERP Universidade do Pantanal registrou em Paranaíba, 41,6º com sensação térmica de 48º, aumentando os riscos de propagação. A temperatura máxima registrada ontem (25) ocorreu em Agua Clara  onde os ponteiros chegaram a 43,1 graus com umidade de 11% e sensação térmica de 50º. O metereologista Natálio Abrahão Filho recomenda que entidades de assistencia das prefeituras municipais devem adotar medidas de contingência em virtude das altas temperaturas.

O presidente do Sindicato Rural de Paranaíba,  Fábio Macedo, postou um vídeo onde a imagem do termometro externo marcando 43º. Ele  mostra cansaço e preocupação com a longa estiagem e ocorrência dos focos de incêndio. “O pior está por vir”, alertou. Macedo voltou a informar que a entidade está colocando equipamentos de combate a incêndios, à disposição dos associados, além de isentar a cobrança da comissão de venda de gado, os produtores rurais que foram vítimas de incêndio.  Ele ainda orienta os produtores rurais que foram vítimas de incêndios em suas propriedades a registrarem Boletim de Ocorrência.

Para esta quinta-feira (26/9), a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima MS) é que as temperaturas continuem altas, principalmente em cidades como Três Lagoas e Paranaíba, que podem chegar a 39°C.

Compartilhe este conteúdo: