Futuro presidente do TJMS encara desafio de administrar tribunal de vanguarda
O desembargador Sideni Soncini Pimentel, próximo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, ao participar das comemorações dos 150 anos da comarca, mostrou que conhece bem a região. Durante solenidade no Fórum local, frente a um grande painel com a ponte Alencastro sob o rio Paranaíba corrigiu seu par, desembargador Vilson Bertelli, apontando os lados corretos das margens entre Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Em entrevista ao Blog do Bolsão revelou que a comemoração em Paranaíba tem uma marca pessoal, uma vez que seu pai teve propriedade no município. Natural de Jales/SP, lembrou que frequentou a cidade em 1970, mais ou menos até que ingressou no Judiciário em 1981, através de concurso.
Sideni Soncini Pimentel ingressou na magistratura estadual como juiz substituto na comarca de Porto Murtinho, em 1981, sendo removido, no mesmo ano, para a comarca de Coxim.
Em 1983 foi promovido, por merecimento, como juiz de Direito, para a 2ª Vara Cível da comarca de Aquidauana (segunda entrância). Em 1985 foi removido, a pedido, para a 2ª Vara da comarca de Cassilândia.
Em 1987 foi promovido, por merecimento, para a 7ª Vara Criminal da comarca de Campo Grande, (entrância especial). Em 1990 foi removido, a pedido, para a 12ª Vara da mesma comarca, que passou a ser denominada 7ª Vara Cível.
Depois de 43 anos de magistratura tem desafio de administrar o Tribunal de Justiça de MS no biênio 2025/2026. “Um tribunal ativo, de prestigio, um tribunal de vanguarda, sempre procura aprimorar o serviço a sociedade que é sua finalidade primeira.
O desembargador afirmou estar feliz pelo ensejo de participar da administração que se iniciará no início de fevereiro do próximo ano. “É desafiador porque estamos sucedendo uma administração que está trabalhando de forma muito produtiva. É uma administração de vanguarda”, avaliou.
Ele agradeceu a oportunidade e a confiança depositada pelos pares do Tribunal Pleno para que a nova administração possa, no biênio seguinte, enfrentar o dia a dia da administração de um Tribunal tão exitoso, tão conceituado, como é o de Mato Grosso Sul. “O principal compromisso que assumimos é com a prestação do nosso serviço, que é realmente o nosso fim para com a sociedade, a prestação da jurisdição, procurando sempre melhorar a cada dia, de modo a sempre prestar um serviço de excelência”, afirmou.