O VOO DAS BORBOLETAS”: Simone Tebet lança livro com autobiografia
(09/11/2024) - A ministra do Planejamento Simone Tebet lança neste mês de novembro o livro “O Voo das Borboletas” onde conta um pouco de sua trajetória pessoal e política. A obra, em fase de lançamento pela editora Amarilys, tem 178 páginas, tem prefácio da ministra Carmen Lúcia do STF e já está sendo oferecido pela Amazon no catálogo de pré-vendas.
Em sua conta de Instagram, nesta sexta-feira (8), a política sul-mato-grossense reproduz título da matéria sobre o assunto no jornal Folha de São Paulo e admite que escreveu o livro com a esperança de inspirar outras mulheres a romperem o casulo, acreditarem no próprio potencial e ocuparem espaços na sociedade. “Juntas, temos a força para transformar o Brasil em um país mais justo e inclusivo”, escreveu.
A obra autobiográfica mira o público feminino que ela conquistou na campanha à Presidência da República em 2022 e na sua ida para o governo Lula. Em um primeiro momento, ela pretende realizar sessões de autógrafos em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro e também em Mato Grosso do Sul, onde iniciou sua trajetória política como deputada estadual
O material promocional da Amazon estimula a descoberta da história inspiradora de Simone Tebet, “uma líder que está transformando o Brasil”.
Simone revela suas lutas e vitórias, mostrando como seu impacto foi além de sua cidade natal, tocando os corações de pessoas por todo o país.
Com uma escrita apaixonada, não apenas compartilha suas experiências, mas oferece um verdadeiro guia de inspiração para as mulheres que sonham em transformar suas próprias realidades. Ela aborda o machismo que encontrou no Senado Federal e cita a atuação na CPI da Covid, como exemplo típico da importância de aumentar a presença feminina em cargos públicos.
Sobre sua candidatura a presidente, descreve o momento como “uma caminhada de espinhos, mas também de flores” e reafirma sua convicção em participar da chamada frente democrática em torno de Lula contra Jair Bolsonaro (PL), por considerar que estava “do lado certo da história”.
O livro usa a figura da borboleta como metáfora para o renascimento e a metamorfose. Tebet fala de sua “fase crisálida”, em alusão ao estágio de casulo do inseto, e encerra a obra com uma “mensagem às ‘crisálidas'”, estimulando mulheres que sonham em transformar sua realidade e a do país.
Quase 5 milhões de votos
Mãe, advogada, professora e senadora da República, Simone Tebet tem 54 anos e nasceu em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Filha do ex-senador Ramez Tebet, sempre esteve à frente do seu tempo. Foi aprovada aos 16 anos na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, uma das mais conceituadas do país. Em 2002, aos 31 anos, elegeu-se Deputada Estadual e em 2004 foi a primeira mulher eleita prefeita de Três Lagoas.
Em 2008, finalizou a votação reeleita prefeita, com 76% dos votos válidos. Foi ainda, secretária de governo e vice-governadora. No Senado Federal, liderou a primeira bancada feminina da história e tornou-se presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher. Foi também a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça, e a primeira mulher a disputar a presidência do Senado em 198 anos.
Em 2022 foi candidata pelo MDB à presidência do Brasil e recebeu 4.915.423 de votos, a terceira mais votada. Ela foi avaliada por analistas e comentaristas como a candidata à Presidência da República com melhor desempenho e mais propostas apresentadas durante os debates.
A performance nas urnas também marcou o partido: pela primeira vez uma candidata do MDB chegou a quase 5 milhões de votos. Com a eleição do presidente Lula, aceitou a missão de fazer parte do governo como Ministra do Planejamento.
Roberto Chamorro