Dia da Consciência Negra: Um momento de reflexão, reconhecimento e luta
Na noite de ontem (19), quando a seleção brasileira entrou em campo para enfrentar o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou ao público as raízes africanas de Vinicius JR. A iniciativa, em parceria com uma empresa de rastreamento genético, contou com Vinicius Junior como protagonista e revelou que os ancestrais do atacante vêm de Camarões.
A campanha Raízes de Ouro, aproveitou a véspera do Dia da Consciência Negra para celebrar a ancestralidade e mostrar como o racismo ainda impede muitas pessoas de conhecerem e se orgulharem de sua história. O jogador brasileiro é, atualmente, uma das principais vozes do futebol mundial na luta contra o racismo. Vítima de diversos episódios discriminatórios na Europa, o jogador do Real Madrid tem se posicionado de forma contundente e pedindo a mobilização de entidades de futebol e da justiça a respeito do assunto.
Neste 20 de novembro, o Brasil celebra pela primeira vez o feriado nacional do Dia da Consciência Negra. A data, além de ser um tributo à memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra, é um convite à reflexão sobre a história, a cultura e a luta por igualdade racial no país.
A contribuição do povo negro para a formação da identidade brasileira é inestimável. Ela está presente na nossa música, culinária, religião e na força de trabalho que moldou a economia e a sociedade. No entanto, também é uma data para lembrar as desigualdades que ainda persistem e reforçar o compromisso de combater o racismo estrutural.
A Consciência Negra vai além da história. Ela é um chamado à valorização da cultura afro-brasileira, ao fortalecimento de políticas públicas inclusivas e ao reconhecimento da importância da diversidade.Que este feriado seja mais do que um descanso: que seja um dia de aprendizado, empatia e celebração das raízes que enriquecem o Brasil.
Blog do Bolsão – valorizando a história, a cultura e as vozes do nosso povo.