Prefeitura disponibiliza hotel para vítimas de temporal: Paranaíba sofre com 45 mm de chuva em 30 minutos e quase mil raios
A Prefeitura de Paranaíba disponibilizou um hotel para abrigar possíveis desabrigados devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nesta sexta-feira (29). O temporal causou alagamentos e inundações em diversas áreas. Equipes da Secretaria de Obras foram mobilizadas para realizar reparos em estradas vicinais e ruas afetadas.
Moradores compartilharam nas redes sociais imagens do intenso temporal, mostrando ruas e avenidas completamente inundadas e o córrego transbordando na altura da ponte do Zé Russo.. A TV Record chegou a exibir cenas de um barco "navegando" pelas ruas alagadas.
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Estação UNIDERP de Meteorologia, entre 12h25 e 12h55 foram registrados 45,4 mm de chuva, acompanhados de ventos superiores a 52 km/h e a impressionante marca de 965 raios.
A precipitação foi significativa: a medida de chuva em milímetros (mm) equivale à quantidade de litros de água por metro quadrado. Por exemplo, 45 mm representam 45 litros de água em cada metro quadrado. Para o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), uma chuva de 1 mm por minuto é equivalente a 1 litro de água por minuto sobre uma área de 1 metro quadrado.
Entre os transtornos registrados, o córrego Fazendinha transbordou em alguns pontos, e uma árvore de grande porte caiu, derrubando o muro de uma residência. Uma caminhonete chegou a ficar ilhada em uma das ruas tomadas pela água.
O prefeito Maycol Queiroz, em sua linha de transmissão no WhatsApp, compartilhou um vídeo mostrando uma goteira em seu gabinete e destacou que as equipes das secretarias de Assistência Social e Obras foram mobilizadas para ficarem de plantãio para atender emergências. “Toda vez acontece isso”, lamentou o prefeito. Ele afirmou que a continuidade das obras de canalização do córrego Fazendinha, cuja licitação está marcada para o próximo dia 11 de dezembro, será essencial para minimizar situações como essa.