Presidente Lula participa da inauguração da fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quinta-feira, 5 de dezembro, da cerimônia de inauguração da fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo (MS). A cerimônia está prevista para as 9h (horário local).
A nova fábrica da Suzano, considerada uma das maiores do setor de celulose no mundo, será inaugurada com a presença de autoridades locais e nacionais. Localizada às margens da BR-262, no km 220, a unidade representa um marco no desenvolvimento industrial da região.
Anunciada em 2021 e concluída em julho deste ano, a fábrica tem capacidade instalada de 2,55 milhões de toneladas anuais de celulose. Localizada em um terreno de 3 km por 5 km, sua estrutura equivale a 450 campos de futebol. Durante a construção, foram utilizados cerca de 380 mil metros cúbicos de concreto, o suficiente para erguer quase cinco estádios do Maracanã.
A estrutura industrial é igualmente impressionante. O balão de vapor da caldeira de recuperação, a maior peça do projeto, pesa 312 toneladas — equivalente ao peso de mais de 11 aeronaves Boeing 737-800. Ao todo, a rede de tubulações se estende por 4,6 milhões de metros e pesa 15 mil toneladas, conectando os diversos prédios industriais.
Além de sua grandiosidade, o Projeto Cerrado tem como pilares a sustentabilidade e a geração de empregos. Durante a construção, o empreendimento criou milhares de vagas diretas e indiretas, contribuindo para a economia local. A Suzano também destaca o uso de tecnologias inovadoras que garantem eficiência e menor impacto ambiental, alinhando o projeto às demandas do mercado global.