Português (Brasil)

Tereza Cristina deixou de ser candidata a vice-presidente por causa de Braga Netto

Tereza Cristina deixou de ser candidata a vice-presidente por causa de Braga Netto

Compartilhe este conteúdo:

 

A então ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) era o nome mais cotado para ser candidata a vice de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. No entanto, ela foi boicotada pelo general Braga Netto que queria o lugar. Detalhes de como foi a intriga, são reveladas pela jornalista Andreza Matais, em matéria publicada hoje na UOL, com o título “Como Braga Netto usou paranoias de Bolsonaro para se manter no poder”.

Considerada a vice ideal —por ser mulher e da bancada ruralista—, ela foi descartada por Bolsonaro, por influência de Braga Netto. De acordo com a colunista, o general gozava de rara confiança do então presidente e lançava mão disso para ser um de seus poucos interlocutores.

O militar sabia como ninguém alimentar o lado paranoico de Bolsonaro, constatou Matais. “Plantava intrigas para provocar dúvidas no ex-presidente e queimar todos que poderiam ocupar seu espaço”, reforçou, citando como exemplo, o descarte de Tereza Cristina.

Braga Netto convenceu Bolsonaro de que, pela lógica, Tereza Cristina por ser do Centrão, grupo com votos suficientes para eventualmente aprovar um impeachment e chegar à Presidência da República. Antes mesmo de qualquer decisão, o próprio general informou a ministra de que ele seria o candidato a vice.

Com base em diversas fontes, Andreza Matais descreve que o chegar para uma agenda com Bolsonaro no Palácio do Planalto, em junho de 2022, a hoje senadora se deparou com o general no elevador.

“Na curta distância até o terceiro andar, Braga Netto disse saber que ela era cotada para a vaga, mas que sentia muito porque ele já havia sido escolhido.

Ela parabenizou o general e afirmou que seu objetivo era se eleger senadora. Àquela altura, no entanto, a decisão ainda não estava tomada, e Tereza entendeu o episódio inusitado como um recado para sair do caminho do general.

Após o episódio, durante a campanha de 2022, Tereza Cristina, recebeu em Campo Grande, o candidato à vice-presidência da República pelo Partido Liberal (PL).  Em agenda no dia 21/09/22, Braga Netto visitou o Mercadão Municipal, cumprimentou clientes, comerciantes, tirou fotos e comeu pastel em uma lanchonete ao lado de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e da candidata ao Senado, Tereza Cristina.

Fonte UOL

Foto Divulgação 

Compartilhe este conteúdo: