Português (Brasil)

LT de 230 kV Inocência-Ilha Solteira: Câmara Municipal terá ponto de acesso para audiência pública

LT de 230 kV Inocência-Ilha Solteira: Câmara Municipal terá ponto de acesso para audiência pública

Compartilhe este conteúdo:

A Câmara Municipal de Paranaíba terá ponto de acesso para transmissão de audiência pública nesta quinta-feira (23), à partir de 19h. O evento em formato híbrido -presencial e virtual será realizado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do empreendimento Linha de Transmissão (LT) de 230 kV Inocência – Ilha Solteira 2, C4, sob responsabilidade da empresa Anastácio Transmissora de Energia LTDA

O evento presencial ocorrerá no Hotel Emmis Park, localizado na Avenida Presidente Vargas, 2530, Vila Barbosa, em Aparecida do Taboado. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Imasul no YouTube, com pontos de acesso virtual disponíveis também na Câmara Municipal de Selvíria, na Rua Rui Barbosa, 1120, Centro.

 Nesta terça-feira (21), a presidente da Câmara Municipal de Paranaíba, Wanice Luciana de Oliveira recebeu equipe organizadora do Imasul para montagem dos equipamentos para o ponto de wi-fi e transmissão virtual.

Nas ruas da cidade, faixas foram colocadas para convidar à população para o evento na Câmara Municipal. Durante o encontro, está reservado espaço para perguntas e contribuições, garantindo a ampla participação da sociedade civil e de representantes de instituições públicas.

O presidente do Imasul, André Borges Barros de Araujo reforça o convite para a participação popular e destaca que a audiência tem como objetivo detalhar os projetos propostos, analisar os impactos ambientais positivos e negativos, apresentar as medidas mitigadoras e compensatórias, e divulgar os programas ambientais relacionados ao empreendimento. “A iniciativa promove a transparência e o diálogo com a sociedade, permitindo que cidadãos e instituições interessadas esclareçam dúvidas, expressem opiniões e contribuam com sugestões”, ressaltou.

A obra é de responsabilidade da empresa Anastácio Transmissora de Energia Ltda, que venceu leilão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e será responsável pela linha por 30 anos

A linha terá 74,68 km, atravessando os municípios de Selvíria, Aparecida do Taboado e Paranaíba, com instalação de torres estaiadas, especiais para gerar menos impactos socioambientais na região, 

 O projeto foi planejado para ter uma faixa de servidão com 42 metros de largura ao longo de todo o seu traçado. O RIMA apresenta uma descrição do projeto da LT, os estudos socioambientais realizados para o entendimento da situação atual da área de estudo, os possíveis impactos a partir da implantação do empreendimento e as ações e medidas necessárias para reduzir possíveis alterações negativas no meio ambiente.

De acordo com o Ministério das Minas e Energia, a nova linha de transmissão vai  garantir reforço sistêmico na região Leste e nordeste do estado Mato Grosso do Sul, a fim de viabilizar o pleno escoamento de energia elétrica com a conexão de novas usinas fotovoltaicas na região.  O investimento previsto é de R$221,7 milhões com duração de 48 meses de obras. A previsão é gerar 554 empregos diretos durante a fase de construção.

Fonte  Imasul/MME

 

Compartilhe este conteúdo: