Vereadores aprovam adicional de 50% para garis com emendas que favorecem trabalhadores
Os vereadores de Paranaíba aprovaram na sessão de ontem (17), o projeto de lei do Executivo que garante um adicional de 50% para os garis que atuam na limpeza pública da cidade.
O projeto recebeu emendas dos vereadores Andrew Robalinho, Fabiano Agi, Lucio Freitas, Maicom Grotto , Mauricio Bugrão ,Sindoley Moraes e Zezinho Boca Preta, que propõem que a bonificação seja incorporada ao vencimento base dos garis para fins de aposentadoria.
No texto original, essa bonificação não seria computada, o que poderia prejudicar os trabalhadores no cálculo de seus benefícios previdenciários no futuro.
Outra alteração trata das situações de afastamento. O projeto inicial determinava que garis afastados, mesmo por motivos justificados como doença ou acidente, perderiam o direito à bonificação.
Com a nova emenda, os garis que se afastarem por razões justificadas continuarão a receber o benefício, garantindo a manutenção de sua renda em momentos de maior necessidade.
O vereador Fabiano Agi explicou que as propostas aprovadas buscam corrigir pontos importantes no projeto, evitando que os garis sejam prejudicados em situações delicadas e assegurando que o reconhecimento de seu trabalho seja efetivo e abrangente.
Durante a sessão foram apresentadas 33 indicações, com destaque para pedidos de recapeamento, tapa-buraco e manutenção dos banheiros da Praça da República. Também foram homenageados policiais militares e agentes da PRF com moções de aplauso.
A presidente da Câmara, vereadora Wanice Luciana destacou a importância da votação do projeto que garante um adicional de 50% para os garis, ressaltando a importância de reconhecer o esforço desses profissionais. Ela recomendou aos vereadores que viajarem para Brasília, que procurem os ministérios para tentar recursos do Novo PAC Seleções anunciado pelo programa federal, onde estão previstos investimento de mais de R$ 49 bilhões em estados e municípios.
Materia atualizada as 11:17 h 18/02/2025