Português (Brasil)

CONQUISTA : Débora Queiroz garante telemedicina e indica instalação de leitos psiquiátricos na Santa Casa

CONQUISTA : Débora Queiroz garante telemedicina e indica instalação de leitos psiquiátricos na Santa Casa

Compartilhe este conteúdo:

A vereadora Débora Queiroz (PSDB) anunciou, durante a oitava sessão ordinária da Câmara Municipal, na segunda-feira (24), a implantação da telemedicina em Paranaíba. O projeto, viabilizado por meio de recursos obtidos junto ao senador Nelson Trad, promete reduzir a fila de espera por atendimento com especialistas.

“A telemedicina é uma tecnologia que facilitará o atendimento dos pacientes com as especialidades, além de diminuir o tempo de espera por essas consultas”, afirmou a vereadora. Segundo ela, os médicos responsáveis pelos atendimentos serão do Hospital Albert Einstein.

O modelo de atendimento funcionará com um médico presencial acompanhando o paciente em uma sala especial no município, enquanto o especialista realizará a consulta por videoconferência. “Hoje o município tem dificuldade de contratar determinados profissionais e, com a telemedicina, esse problema será resolvido. Será uma conversa de médico para médico, na mesma linguagem”, explicou Débora Queiroz.

A telemedicina permite a realização de consultas a distância por meio de tecnologias digitais e pode ocorrer de forma síncrona, em tempo real, ou assíncrona, sem a necessidade de interação simultânea. A expectativa é que a iniciativa reduza significativamente o tempo de espera para atendimento com especialistas. “Hoje temos filas que chegam a dois anos. Com a telemedicina, conseguiremos agilizar esse atendimento”, destacou a vereadora.

Além da conquista na área da telemedicina, Débora Queiroz também indicou a necessidade de instalação de leitos psiquiátricos na Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba. Segundo ela, a falta de vagas em hospitais psiquiátricos sobrecarrega a enfermaria, dificultando o trabalho das equipes de saúde.

“Temos apenas dois hospitais psiquiátricos no estado. Aqui, as internações ocorrem apenas às terças e quintas. Se não há vaga disponível ou se for fim de semana, o paciente fica na enfermaria aguardando, o que compromete o atendimento”, pontuou.

A vereadora reforçou a importância da iniciativa para melhorar a estrutura de atendimento no município e garantir assistência adequada aos pacientes que necessitam de cuidados psiquiátricos.

Compartilhe este conteúdo: